terça-feira, 3 de agosto de 2010

Quais são as principais doenças sexualmente transmissíveis?

Doença sexualmente transmissível (DST) – Um termo geral para designar qualquer doença ou infecção que se contrai por meio de contacto sexual com uma pessoa infectada. Também chamada doença venérea, ou infecção génito-urinária. Se não manténs contacto sexual com ninguém, não precisas de te preocupar com as doenças sexualmente transmissíveis. Se tens uma relação sexual com alguém e quer tu quer o teu parceiro tiveram no passado, contacto com outras pessoas, um dos dois pode ter uma DTS. Por vezes, há sinais óbvios (ou sintomas) de se ter contraído uma DTS . Mas outras vezes não há sinais evidentes, ou sintomas.


Há pelo menos 25 infecções diferentes que podem ser transmitidas durante as relações sexuais. Muitas doenças tanto podem afectar homens como mulheres. As DST afectam os órgãos genitais ou partes do corpo por onde passa a urina (a bexiga e a uretra). Podem também afectar a boca e a garganta se forem espalhadas através do sexo oral. Muitas DST podem ser tratadas e curadas. Algumas podem deixar a pessoa muito doente se não forem tratadas. Outras podem provocar esterilidade nas mulheres. Se achas que tu ou o teu parceiro padecem de alguma DST, devem ir ao médico ou a uma consulta especializada num hospital, a fim de iniciarem o tratamento o mais depressa possível (se a mulher estiver grávida, deve dizê-lo ao médico antes de lhe ser ministrado algum tratamento, para evitar prejudicar o feto).

Se manténs relações sexuais com alguém, deves proteger-te contra as DST. Eis algumas das coisas que podes fazer:

1. Limita o número de pessoas com quem manténs relações sexuais. Se fizeres amor apenas com uma pessoa e se ambos nunca tiveram qualquer outro parceiro anterior, não podes contrair uma DST.

2. Não tenhas relações sexuais com ninguém cujo pénis ou vagina sofra de um corrimento não normal ou cujos órgãos genitais pareçam inflamados ou com vesículas.

3. Utiliza um preservativo.

4. Urina e lava a zona genital depois de teres relações sexuais.

5. Finalmente, diz ao teu parceiro sexual se tens ou se pensas que tens uma DST.

Há pelo menos 25 infecções diferentes que podem ser transmitidas durante as relações sexuais.

Exemplos de doenças sexualmente transmissíveis são a hepatite B, a sida, a gonorreia , a candidíase, a sífilis, o herpes genital etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário